Duração | 8 Semestres |
Regime | Semestral |
Turno | Noturno |
Vagas | 50 |
Resolução 002/02 de 07/06/02 Conselho Universitário
Decreto de 14/12/04 Publicado DOMG em 15/12/04 – 05 anos
Portaria Nº 833, de 16 de dezembro de 2016, publicado no DOU em 19/12/2016 Portaria Nº 134, de 01 de março de 2018, publicado no DOU em 02/03/2018 Portaria nº 109, de 04 de fevereiro de 2021, publicado no DOU em 05 de fevereiro de 2021.
São variadas e crescentes as demandas do mercado de trabalho relacionadas ao Profissional Bacharel em Educação Física. Este profissional pode atuar em diversas áreas que prestem serviços relacionados às atividades físicas e desporto, como por exemplo: em academias de ginástica, hospitais, estúdios, Personal Trainner, escolinhas de esportes (natação, futebol, futsal, handebol, voleibol, ginástica artística, ginástica rítmica, lutas, esportes adaptados, esportes de aventura e outros), treinador de esportes, preparador físico, recreador, prescrição de atividades físicas para grupos especiais, líder e integrante de equipe multidisciplinar, pesquisador, entre outros.
Conselho Estadual
http://www.cref6.org.br/
Conselho Federal
http://www.confef.org.br/
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Anatomia Humana | 40 | 40 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Ciências Morfológicas e Moleculares | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Liderança e Motivação | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 40 |
História e Fundamentos da Educação Física | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Estudos do Lazer | 40 | 40 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Projeto Integrador: Atividades de Lazer | 40 | 0 | 40 | 40 | - | - | - | 40 |
Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Futebol e Futsal | 40 | 40 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Métodos e Técnicas de Pesquisa | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Fisiologia Humana | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Movimento e Desenvolvimento Humano | 2 | 0 | 2 | - | - | - | - | 40 |
Medidas Antropométricas e Avaliações | 20 | 20 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Voleibol | 20 | 20 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Projeto Integrador: Avaliação da Capacidade Motora e da Aptidão Física relacionada à Saúde | 0 | 40 | 40 | 40 | - | - | - | 40 |
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Homem, Cultura e Sociedade | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Cinesiologia e Biomecânica | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Handebol | 20 | 20 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Basquetebol | 20 | 20 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Leitura e Produção de Textos | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Dança e Expressão Corporal | 40 | 40 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Projeto Integrador: Organização de Evento em Modalidades Esportivas Coletivas | 0 | 40 | 40 | 40 | - | - | - | 40 |
Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 10 | 10 |
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Fisiologia do Exercício | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Responsabilidade Social, Inclusão e Cidadania | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Fundamentos da Ginástica | 20 | 20 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Lutas: Modalidades Esportivas de Combate | 20 | 20 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Atletismo | 40 | 40 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividades Física e Esportes para Pessoas com Deficiência | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Projeto Integrador: Organização de Evento em Modalidades Esportivas Individuais | 0 | 40 | 40 | 40 | - | - | - | 40 |
Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 10 | 10 |
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Bases Metodológicas do Treinamento Físico - Esportivo | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Esportes de Aventura | 20 | 20 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Eletiva I | 20 | 20 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Educação Física e Esportes Adaptados | 40 | 40 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Estágio Curricular Profissional I | 0 | 170 | 170 | - | - | 170 | - | 170 |
Projeto Integrador: Políticas Públicas no Esporte | 0 | 40 | 40 | 40 | - | - | - | 40 |
Atividades Completares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 10 | 10 |
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Educação Física e Promoção de Saúde | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Treinamento Contrarresistência | 30 | 50 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Empreendedorismo | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividades Rítimicas, Dança e Fitness | 20 | 20 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Projeto Integrador: Prevenção, Promoção, Proteção e Reabilitação da Saúde | 40 | 0 | 40 | 40 | - | - | - | 40 |
Estágio Curricular Profissional II | 0 | 0 | 0 | - | - | 170 | - | 170 |
Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 10 | 10 |
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Exercício Físico para Grupos Específicos | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividades Aquáticas | 30 | 50 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Projeto Integrador: Primeiros Socorros | 80 | 0 | 80 | 80 | - | - | - | 80 |
Ética e Bioética | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Estágio Curricular Profissional III | 0 | 0 | 0 | - | - | 170 | - | 170 |
Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 10 | 10 |
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Educação Física e Políticas Públicas na Saúde, Cultura e Lazer | 20 | 20 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Recreação, Lazer e Turismo | 20 | 20 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Eletiva II | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Estágio Curricular Profissional IV | 0 | 170 | 170 | - | - | 170 | - | 170 |
Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 10 | 10 |
Projeto Integrador: Cultura Corporal do movimento | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Coordenador e professor do curso de Graduação em Educação Física do Centro Universitário do Planalto de Araxá (UNIARAXA). Doutorado em Ciências da saúde (medicina translacional) (2020) pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Mestrado em Educação Física (2014) pela UFTM. Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (2005). Membro do Grupo de Pesquisa em Exercício, Nutrição e Fisiologia Aplicada (PHYNER) e do Laboratório de Pesquisa em Biologia do Exercício (BioEx) da UFTM. Tem experiência na área de Ciências do Esporte e do Exercício Físico, com ênfase nos aspectos biológicos (endócrino-metabólicos) do exercício físico na promoção da saúde.
de segunda a sexta, 8h-18h
Para atender às necessidades acadêmicas e melhorar a qualidade do ensino e da pesquisa, o UNIARAXÁ investe em seus laboratórios...
Trata-se de um laboratório de ensino amplo com piso Paviflex, cobertura, iluminação, 02 vestiários com 02 pias com armários embutidos cada vestiário, 02...
Possui uma área física de 66m2, dotado de mesas de dissecção, sala de preparação de peças anatômicas e tanques para acondicionamento das referidas...
A Piscina Semiolímpica é o espaço destinado às aulas das disciplinas de Natação, Educação Física e Esportes Adaptados e às atividades dos Projetos...
Com área de 38m2 foi projetado para atender o curso no desenvolvimento das disciplinas práticas de envolvem a Avaliação Física e Massoterapia. O...
O Espaço Interativo de Ginástica e Dança possui área física de 18 x 24 m, destinada às aulas de dança, ginástica rítmica e...
O Laboratório de Informática Multidisciplinar 02 destina-se ao desenvolvimento do conhecimento e aprendizado sendo assim os alunos podem colocar em pratica algumas atividades...
Este laboratório foi projetado para atender entre outras, as atividades de Fisiologia do Exercício, Metodologia do Treinamento Desportivo, Avaliação Física e Postural. É...
O Laboratório de Treinamento Físico possui uma área de 114m². Este Laboratório foi projetado para atender às atividades de Treinamento Desportivo, Musculação, Análise...
Este laboratório visa o desenvolvimento de linhas de pesquisas da IES, bem como possibilitar aos alunos de iniciação científica, o desenvolvimento de métodos...
A Pista de Atletismo é espaço didático destinado às aulas de Fundamentos Metodológicos do Atletismo I e II e às atividades de Extensão...
Métodos de avaliação de limiares, avaliação biomecânica, periodização e treinamento complementar (evitar lesões e potencializar o desempenho).
O minicurso teve por objetivo apresentar as fases do desenvolvimento motor da criança, principalmente no primeiro ano de vida. Identificar as coordenações sensório-motoras...
O Treinamento Funcional Core consiste na modalidade mais atual nas áreas fitness e de treinamento desportivo. Atualmente, com os avanços tecnológicos no esporte,...
O alongamento é de fundamental importância na prática de qualquer modalidade esportiva ou atividade física, principalmente, no que se diz respeito á proteção...
O Minicurso – Grupos de Corrida teve a finalidade de aprimorar as capacidades e as habilidades físicas do ser humano, bem como o...
O Minicurso – Jogos Brinquedos e Brincadeiras compreendem a aula teórica e a prática do conteúdo sobre jogos, brinquedos e brincadeiras e atividades...
Aula expositiva, com apresentação de artigos científicos e discussão com os alunos, estimulando perguntas sobre o tema.
Apresentações de coreografias desenvolvidas no decorrer do semestre pelos alunos do 1° e 5º período do curso de Educação Física (Disciplinas: Dança e...
A Copa Internacional de Mountain Bike consiste na participação dos alunos e professores do Curso de Educação Física no atendimento e no desenvolvimento...
A Copa Internacional de Mountain Bike é um evento externo que ocorre anualmente e visa atender às expectativas dos discentes, servindo como Atividade...
Realização do 2º Campeonato de Supino Reto masculino e feminino com a divisão dos participantes masculinos nas categorias de 70 a 80 kg,...
O Congresso de Ciências da Saúde visa a atender às expectativas dos discentes, servindo como Atividade Complementar de formação acadêmica e ainda, instrumento...
Foi ministrada uma palestra para os alunos do curso de Educação Física (todos os períodos em curso no semestre) com intuito de prestar...
A 1ª Corrida Contra o Câncer de Araxá, promovida pela ACIA, em comemoração à inauguração da AMPARA, aconteceu em março, no Barreiro, em...
Em 2005, a ABMES – Associação Brasileira das Mantenedoras do Ensino Superior instituiu o Dia Nacional da Livre Iniciativa: Compromisso Social do Ensino...
Realização do 5º Festival de Atletismo com provas de corrida de 100, 200 e 800 metros, salto em distância, lançamento de disco, lançamento...
O Campeonato de Futsal, realizado entre os alunos dos Cursos do UNIARAXÁ e do CEFET, compreende duas chaves com 04 equipes cada uma....
A palestra aborda o tema Ética e consciência no trabalho. Ministrado por Júlio Machado. Realizada em 09 de maio de 2016, no Centro de...
A preocupação do UNIARAXÁ com a pesquisa e a tecnologia está expressa em seus documentos institucionais balizadores como um compromisso tanto na formação...
Os alunos realizaram todo o auxílio de toda logística que envolveu este evento internacional durantes três dias, desde a área de secretarias até exames...
Foi realizada aula teórica/prática tema como tema principal “Desenvolvimento sensório motor na infância”. Avaliação do Desenvolvimento Motor em bebê.
O Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior consiste no desenvolvimento de atividades recreativas como a Cama Elástica, Balão Pula-pula, Slackline, Perna de...
Aulas físico-esportivas com crianças e jovens da comunidade, auxiliando no ensino aprendizagem da prática da Natação, Futsal, Jiu-Jitsu e Ginástica Rítmica.
Foi oferecido serviço de avaliação de indicadores de risco cardiovascular (índice de massa corporal – IMC, circunferência da cintura, Pressão Arterial e composição...
A Gincana de aniversário da E. E. Maria de Magalhães se realiza com atividades de recreação e lazer (Balão Pula-pula, Cama Elástica, Minitrampolim),...
Este projeto visa, por meio da atividade física, em especial da Hidroginástica, oferecer ao público de maior idade, além de uma atividade de...
A Minimaratona do Trabalhador é um evento que ocorre anualmente em Araxá e consiste em corrida em dois percursos, um de 5 Km...
Aulas práticas priorizando a aprendizagem dos diversos estilos de Nados.
Foi oferecido serviço de avaliação de indicadores de risco cardiovascular (índice de massa corporal – IMC, circunferência da cintura, Pressão Arterial e composição...
Exercícios físicos (exercícios resistidos e exercícios aeróbicos) desenvolvidos na sala de musculação.
A Rua de Lazer – Colégio Dom Bosco compreende atividades recreativas, tais como: Cama Elástica, Balão Pula-pula, Slackline, Perna de Pau, Tênis de...
A Rua de Lazer – Fundação Calmon Barreto consiste em atividades recreativas, a saber: Cama Elástica, Balão Pula-pula, Slackline, Perna de Pau, Tênis...
A Rua de Lazer – SESC compreende atividades, tais como: Cama Elástica, Balão Pula-pula, Perna de Pau, slackline, Tênis de Mesa.
O Livro “SOU PROFESSOR, SOU UNIARAXÁ” consiste em uma publicação institucional em que os Docentes do Centro Universitário são retratados como uma forma...
O livro EGRESSOS DO UNIARAXÁ é o resultado de um trabalho de resgate e de registro de biografias de nossos egressos, desenvolvido pela...
O projeto do MANUAL DE NORMALIZAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS iniciou-se em 2006, na versão impressa; e, atualmente, encontra-se disponível no formato...
A Revista Evidência – olhares e pesquisa em saberes educacionais consiste em uma publicação do Curso de Pedagogia do UNIARAXÁ – Centro Universitário...
As normas Técnicas da ABNT em formato digital é um serviço oferecido pela Biblioteca Central do UNIARAXÁ, possibilitando à comunidade acadêmica o acesso...
A Empresa Júnior é uma atividade do Curso de Contábeis, mas que possibilita que alunos de outros Cursos da área de Gestão possam...
A Escolinha de Futsal consiste em aulas físico-esportivas com crianças e jovens da comunidade externa, auxiliando-os no ensino-aprendizagem e prática do futsal.
A Escolinha de Ginástica Rítmica Desportiva consiste em aulas físico-esportivas que trabalham os fundamentos ginásticos e os movimentos ginásticos de solo e aparelhos...
A Escolinha de Jiu-Jitsu consiste em aulas físico-esportivas que trabalham os fundamentos do Jiu-Jitsu a fim de proporcionar uma melhora do condicionamento cardiorrespiratório,...
A Escolinha de Natação consiste em aulas físico-esportivas com crianças e jovens da comunidade externa, auxiliando-os no ensino-aprendizagem e na prática da natação
Este projeto visa, por meio da atividade física, em especial da Hidroginástica, a oferecer ao público de maior idade, além de uma atividade...
A atividade Musculação na Promoção da Saúde compreende exercícios físicos (exercícios resistidos e exercícios aeróbicos), desenvolvidos na Sala de Musculação.
A Natação para Alunos e Funcionários consiste em aulas físico-esportivas, buscando a iniciação e o aperfeiçoamento na prática da Natação.
Visita técnica á maior rede de academias do Brasil a Companhia Athletica, em duas filiais na cidade de Ribeirão Preto-SP, onde os alunos conheceram...
Visita técnica na final da Copa Sulamericana de Futsal em Uberaba-MG, no Ginásio da Univerdecidade – UFTM. O evento é preparatório para o...
Especialista
Horista
Currículo Lattes